domingo, 18 de julho de 2010

Benfica 3 - 3 Groningen

O Benfica empatou esta noite a 3 bolas com os holandeses do Groningen, na cidade de Braga.

Perdão, na cidade de Guimarães. É que até parecia que estávamos na cidade dos bácoros, a julgar pela qualidade da arbitragem. Mais de 6 foras de jogo mal tirados, um deles anulando um golo perfeitamente limpo para o Benfica, e um penalty que fica por assinalar. É um cheirinho do que vai ser a época, suponho.

Siga para o jogo. Ora bem, foi um resultado claramente injusto. O Benfica dominou do início ao fim esta partida, e só sofreu três golos devido a facilidades da defesa. Penso que Jesus devia pedir aos 3 mundialistas titularíssimos na nossa defesa para abdicarem da última semana das suas férias, senão está a por em risco a conquista da Supertaça, troféu que o Benfica não ganha há 5 anos...

Início atribulado, com um golo do Groningen logo aos 4 minutos, após uma falha da defesa, mas grande mérito para o cabeceamento do avançado dos holandeses. Sem hipóteses para Roberto.
Boa resposta do Benfica logo depois, aos 6 minutos, com Kardec a usar o seu sentido de oportunidade (como já o havia feito, e de forma excelente, em Marselha) para igualar o resultado. Após este golo o Benfica continuou a pressionar bem, com grande destaque para Gaitán que fez um tremendo jogo. Belo reforço. Já Jara não esteve tão bem esta noite, apesar de se ter movimentado bem não conseguiu concluir as jogadas da melhor forma.
Ambos os sul-americanos tentaram o golo de pontapé acrobático, mas acabou por ser Carlos Martins, ao minuto 58, a colocar o Benfica na frente do marcador, de forma aerodinâmica.
Logo a seguir, entrada de Aimar e Saviola, os suspeitos do costume. Aqui senti que íamos dar goleada, mas ao minuto 75, golo do empate de Metaj, para o Groningen.
No entanto, ter um Saviola na equipa é outra coisa, portanto não estranhei que Nuno Gomes finalizasse no primeiro toque na bola que realizou esta noite, após o excelente centro de El Conejo. 3-2 para o Benfica.
Tudo parecia resolvido, mas colocar Balboa a defesa direito não foi uma boa opção. Isto, aliado à desconcentração geral da defesa na segunda parte, levou a que o Groningen empatasse no minuto 90, num centro que atravessou a área do SLB, até chegar ao pé de Stenman, que finalizou facilmente, por baixo de Roberto. Fiquei com a impressão que podia ter feito melhor o guarda-redes espanhol, mas a culpa foi da defesa.

Resultado final Benfica 3 - 3 Groningen. Um resultado extremamente injusto face ao que se verificou durante a partida.
Nos penalties, vitória do Groningen por 4-3. De apontar o facto de Roberto ter ido sempre para o mesmo lado. Tem de treinar melhor os penalties. É que consoante o pé forte, os jogadores têm tendência a mandar para um certo lado.

Amanhã, V. Guimarães - Benfica, no mesmo (fraco) relvado, às 20:15. Para ganhar o torneio da cidade de Guimarães, o Benfica terá de vencer o Vitória nos 90 minutos regulamentares. Caso se verifique um dos outros dois possíveis resultados, o Vitória vencerá esta quarta edição do torneio.

Sem comentários:

Enviar um comentário