domingo, 18 de julho de 2010

V. Guimarães 3 - 5 Benfica

Vitória do Benfica no IV Torneio Cidade de Guimarães, após vitória expressiva sobre a equipa de Manuel Machado.

Este jogo tem muito que se lhe diga. Primeiro, o início fulminante do Benfica, a fazer logo o 1-0 aos seis minutos de jogo. Excelente o movimento de Gaitán, a cruzar impecavalmente para a finalização de cabeça por parte de Alan Kardec, claramente a ganhar pontos na ausência de Cardozo. Benfica na frente.
Logo a seguir, aos nove minutos, jogada à Benfica, e Kardec, novamente com nota positiva, a não ser egoísta e a assistir Saviola para o 2-0 dos encarnados. Nos três minutos que se seguiram o Benfica desperdiçou duas oportunidades de golo claríssimas, que matariam o jogo logo ali pela raíz. No entanto, o jogo prosseguiu, com a pressão do Vitória, que acabaria por resultar no 2-1, aos 34 minutos. Ora, este golo foi sofrido de canto, após uma excelente defesa de Roberto. Só que o problema é que, no canto em si, Roberto falha a saída à bola, e fica muito, muito mal na fotografia.

Chegava assim o intervalo, com 2-1. De destacar a saída, por lesão, de Pablo Aimar. Esperemos que não haja nada de grave com ele.
No ínicio do segundo tempo, novo início fantástico do Benfica. Aos 48 minutos, David Luiz a assistir Kardec (com uma movimentação notável) para um remate explosivo, a fazer o 3-1 para o Benfica. Mais pontos para o brasileiro.
Seis minutos depois, quando o relógio marcava os 54, eis que Jara saca um autêntico coelho da cartola. Que remate esplêndido, de fora da área, a bater na malha lateral e sem hipóteses para o guarda-redes vimaranense. O argentino mostra porque razão eu tenho tantas esperanças nele. 4-1. Parecia resolvido o jogo, nova goleada do Benfica, com toda a gente a pensar na cara de frustação do Manuel Machado, após levar outro baile dos comandados de Jesus. Mas...
60 minutos. Livre batido para a área do Benfica, e Roberto novamente a falhar redondamente no alívio. Curiosamente, uma das características que levou os dirigentes do Benfica a apostar no espanhol foi a sua qualidade a sair às bolas, mas ainda não a conseguiu demostrar nesta pré-época. A ver se atina, que o 7 de Agosto está aí à porta...
E estava assim feito o 4-2. Mas aos 69 minutos, Carlos Martins, com muita, muita sorte à mistura, penso eu, marca de livre um dos golos mais bonitos da pré-época. Penso que teria a intenção de cruzar a bola, mas a Jabulani decidiu que queria entrar na baliza. Meu dito, meu feito. 5-2 para o Benfica.
De destacar ainda a falha da defesa (sem culpas para Roberto, a meu ver) no 5-3 do Vitória. Três jogadores em condições de cabecear, e nenhum defesa a pressionar. Assim não pode ser.

Destaque individual para Airton, que voltou a fazer um jogo de grande qualidade, e parece um sério candidato a roubar o lugar a Javi Garcia, que tem estado um pouco apagado nesta pré-época.
Outro destaque para Kardec, com bom sentido de oportunidade e a mostrar que é um jogador de equipa. Gostei.
Carlos Martins novamente a mostrar que está em grande forma, a ter muito mais ritmo que os companheiros, e a alinhar o fio de jogo da equipa encarnada.
E finalmente, Nicolás Gaitán, que continua a espalhar magia em campo. Mais umas semaninhas de trabalho e está pronto para desfazer as defesas dos nossos inimigos na Zon Sagres. Excelente.

E está assim ganho o primeiro troféu de pré-época. Que venham mais!

2 comentários:

  1. Caro Júlio Almeida,
    O Roberto também fica mal na fotografia do 3º golo do Guimarães. Repare que o jogador do Guimarães remata de cabeça à distância de um penalty e nem sequer foi muito chegado ao canto. Direi mesmo que marcou um penalty de cabeça. Aquela bola está longe de ser indefensável. Não duvido que este GR tenha potencial. Parece-me muito nervoso e pouco à vontade. Falta de auto-confiança num GR é muito perigoso para a equipa e o SLB não é propriamente um centro de estágio onde se ande a adquirir competências. 8 milhões é para começar a render logo. Esta é a minha opinião. Na restante análise do jogo, estou de acordo consigo.Rui Silva

    ResponderEliminar
  2. Caro Benfiquista Rui Silva, tem toda a razão. O valor da transferência implica amostras de qualidade logo desde o primeiro dia, mas penso que Roberto ainda não conseguiu encontrar o seu lugar no Benfica. Compreendo isto, até porque foi de um Saragoça, que lutava pela manutenção, a um Benfica campeão e com armas para atacar a Liga dos Campeões. Para um guarda-redes jovem, é normal acusar um pouco a pressão, mas penso que a partir de sábado, com o devido apoio do 'tribunal da Luz', ele deverá começar a sentir-se à vontade.
    Obrigado por ler e comentar. Tenha uma boa semana.

    ResponderEliminar