segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Benfica 4 - 1 Aston Villa

E Jesus sentou-se no banco. Algo muito raro.

Após as minhas férias, retomo de novo a publicação neste blog de incessante apoio ao SLBenfica, num momento em que nos aproximamos a passos largos da Supertaça e consequente arranque oficial da época. Mas ainda faltam 5 dias para esse jogo.

Em relação ao jogo de hoje, o sentimento que melhor descreve a exibição (na primeira parte, porque a partir dos 60 minutos houve uma notável quebra de rendimento, muito por culpa das substituições e do sentimento de dever comprido) é orgulho. André Villas-Boas diz que está preparado para o Benfica, e logo a seguir perde dois jogos. Nada se ouve de Jesus, mas quem tem acompanhado os jogos do glorioso sabe que o Porto terá poucas hipóteses de conquistar a Cândido de Oliveira.

Entrada forte do Benfica, como já vem sendo habitual, com grande destaque para Jara, que nunca dá uma bola por perdida. Muito bem. Gostei de ver hoje David Luiz a arriscar os remates, até porque o primeiro golo do Benfica, aos 10 minutos, surgiu a partir de um remate dele, ainda que tenha desviado num defesa, traindo o guarda-redes do Aston.
Continuava a pressão sufocante dos nossos jogadores, com o ocasional ataque da formação inglesa, sempre acabando por morrer ora na linha defensiva (muito certinha na primeira parte) ou nas seguras mãos (finalmente!) de Roberto, que fez uma excelente exibição. Que continue assim.

A primeira parte parecia que ia acabar com um mísero (estamos mal habituados) 1-0, mas eis que Franco Jara abrilhanta a sua exibição e atira um autêntico estoiro, com tanta velocidade e potência que o guarda-redes adversário só consegue defendê-la para a frente, onde aparece o suspeito do costume, Saviola, a fazer a recarga, como só ele sabe, para o 2-0. Com 37 minutos no relógio, o jogo já parecia terminado.
Mas... aparece um moreno argentino a explodir à entrada da área inglesa, e a ser travado em falta (acredito que marcasse golo se tivesse passado). Mesmo a jeito de Tacuara. Simulação de Aimar, toque subtil de Carlos Martins, confundindo os jogadores adversários, e Cardozo a mandar uma bomba para o ângulo superior, sem hipóteses de defesa. Estava feito o 3-0.

Logo no início da segunda parte, aos 50 minutos, novamente Jara a acreditar até ao fim, a mostrar porque é uma peça fulcral no 4x3x3 de Jesus, e a roubar uma bola na linha de fundo, já dentro da área adversária, assistindo Saviola para o quarto golo encarnado. De referir ainda uma bola no poste de Saviola depois de um cruzamento de Fábio Coentrão.
Aos 60 minutos, Jesus mexeu na equipa, tirando Aimar, Cardozo e Saviola, fazendo entrar Gaitán, Kardec e César Peixoto. A partir daqui, e como já referi antes, a equipa teve uma natural quebra de rendimento.
Inaceitável foi o 4-1 dos ingleses. «Fífia» de Sidnei, deixando escapar Carew, que confundiu David Luiz, meio-hesitante com a falha do colega, atirando com força para o lado contrário de Roberto, sem hipótese de defesa. Este resultado poderia ter sido 4-2, mas valeu Roberto a fazer uma excelente mancha ao avançado norueguês, impedindo-o assim de bisar na partida. Mal posso esperar por vê-lo a fazer o mesmo a Falcão e afins.

Já após o jogo, David Luiz recebeu um livro com textos e frases de apoio por parte da família, colegas e adeptos. Um momento bonito, e deu para ver nos olhos do «cabeludo» que ele ficou emocionado. Um jogador à Benfica.

Sucedendo a Saviola na edição do ano passado, Tacuara Cardozo levou para casa o prémio de melhor jogador do torneio. Merecido, diga-se. Está com o pé quente, muito quente.

Que venham os Spurs, para a festa de homenagem ao nosso King!

2 comentários:

  1. a continuar assim o benfica goleia o porto na supertaça... eu aposto num 4-0 sem grande dificuldade... aqui vai a formula do sucesso: Roberto, R. Amorim, D. Luiz, Luisão, F. Coentrão, Airton, Carlos Martins, Aimar, Jara, Saviola e Cardozo

    ResponderEliminar
  2. Não digo 4-0 para ser cauteloso, mas podemos facilmente repetir o resultado da final da Taça da Liga passada. Concordo com a sua fórmula Miguel, e acredito que poderíamos lançar no jogo Ramires, se tal for necessário. Cumprimentos Benfiquistas e tenha uma boa semana.

    ResponderEliminar